quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Como ter um bom vocabulário


Já falei aqui que para escrever bem você precisa ter um bom vocabulário. Ele é necessário não apenas se você está aprendendo um idioma estrangeiro, mas também na sua língua materna.

Ter vocabulário não é apenas conhecer um grande número de palavras, mas também saber como usá-las e variar com bastante freqüência.

Uma boa maneira de aprender palavras – e também como inseri-las em um contexto – é ler bastante. Com o hábito da leitura você adquire um vasto vocabulário, que será maior quanto mais variado for o tipo de livros que costuma ler.

Outra forma de aprender muitas palavras é consultar frequentemente o dicionário. Um bom dicionário contém não apenas as palavras e seus significados, como também sua classe gramatical, exemplos de uso, frases contendo a palavra e assim por diante.

Existe um jogo que eu fazia quando criança: você abre o dicionário e coloca o dedo numa palavra aleatória. Deverá ler seu significado, classe gramatical e exemplos de uso e usá-las dez vezes nesse dia. No dia seguinte, escolha outra palavra.

Palavras cruzadas são um passatempo, mas também podem aumentar seu vocabulário. Comece pelos mais fáceis, e à medida que for acostumando-se com eles vá passando para os que contém desafios maiores.

Nas palavras cruzadas é importante saber o significado das palavras, mas também como se são escritas, então além de ganhar vocabulário você melhorará  sua ortografia.

Além das palavras cruzadas há muitos desafios em revistas (como a revista “Seleções”), onde você tem que escolher entre três definições para cada palavra, e ganha pontos cada vez que escolhe a correta. Se você quer aprender e não apenas divertir-se, é importante não apenas saber quantos pontos fez, mas principalmente ler a definição das palavras que errou.

Quando você encontra uma palavra que não conhece, não perca a oportunidade de aprender. Anote-a e procure num dicionário. Existem também dicionários de sinônimos, onde você encontrará variações de palavras que já conhece. Tente escrever textos usando apenas sinônimos das palavras que usa de maneira mais frequente. Proponha-se a usar apenas sinônimos em determinado dia da semana ou em horários determinados.

Se achar muito chato fazer isso sozinho, inclua seus amigos ou colegas de trabalho no jogo. Convide também sua família. Aprendemos melhor quando o meio no qual vivemos colabora com nosso aprendizado. Você pode melhorar seu vocabulário e divertir-se ao mesmo tempo.


Zailda  Coirano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...